Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

sábado, 1 de maio de 2010

Conflito Urbano - Urban War -

EUA - Crescem as gangues (20.000), 1 milhão de membros

Segundo o National Gang Threat Assessment 2009.
Em relatório com participação de vários Departamentos do governo Americano, incluindo o de Defesa, o National Gang Intelligence Center divulgou o National Gang Threat Assessment 2009.
O documento com meras 48 páginas mostra um crescimento constante das gangues nos Estados Unidos. As 20 mil gangues criminosas dos Estados Unidos têm um milhão de membros, alerta também que esses grupos estão expandindo sua área de ação para as zonas rurais e os subúrbios – designação de bairros de classe-média nos arredores das cidades.
O National Gang Threat Assessment 2009 considerou que a atividade criminosa dessas associações aumentou no ano passado e que deve continuar crescendo. As autoridades destacaram as ligações das gangues, sobretudo as hispânicas, com cartéis de droga mexicanos, com os quais se associam para fazer nos Estados Unidos drogas e imigrantes ilegais.
Além das gangues que operam nacionalmente, algumas organizações regionais têm tomado recentemente um papel mais importante na distribuição da droga em grandes quantidades, como os grupos Florencia 13, Latin Disciples, Tango Blast e United Blood Nation.
Há ainda grupos que operam em prisões, com destaque para o Mexican Máfia, baseado em prisões da Califórnia, que tem entre 50 mil e 75 mil seguidores. O FBI alertou que algumas das organizações de prisioneiros são responsáveis pela introdução de centenas de quilos de cocaína e metanfetaminas por semana no país.
Há muito tempo, as gangues têm sido uma ameaça à segurança pública, mas como este estudo mostra, a atividade das gangues não é mais meramente uma problemas para as áreas urbanas", disse Kenneth W. Kaiser, diretor assistente Divisão de Investigação Criminal do FBI. "Membros das gangues estão cada vez mais indo para a 'América suburbana', o que aumenta o potencial para crime e violência crescentes."

Treinamento militar
Segundo estimativa do apresentadas no relatório, as gangues são responsáveis por 80% dos crimes em algumas comunidades. Seus tentáculos atingem também as forças armadas, reconhece a polícia federal. O treinamento militar que receberam membros das gangues Sureños, Latin Kings e Vagos os transformou em uma ameaça especial para a ordem pública, adverte o relatório.
O estudo também informa que as gangues usam sites populares da internet, como o site Facebook --de relacionamentos-- e o YouTube --de vídeos-- e programas de mensagens instantâneas para planejar seus crimes e vangloriarem-se das ações.
Alguns grupos, como os Latin Kings, Black Disciples e Vice Lordes estão presentes no mercado imobiliário, onde lavam parte dos seus lucros com a compra fraudulenta de propriedades, de acordo com o FBI.
O relatório conclui que o movimento das organizações criminosas para fora das cidades lhes garantirá novos recrutas e territórios para o crime. O resultado, de acordo com o National Gang Threat Assessment 2009, será mais violência.
O National Gang Threat Assessment 2009 identifica 3 tipos básicos de gangues:

1 – Gangues de Rua – Com duas subdivisões as nacionais e locais. Gangues tradicionais: 18th street (nacional), Almighty Latin King and Queen Nation (nacional), Asian Boyz (nacional), BlacK P. stone Nation (nacional), Bloods (national), crips (national), Florencia 13 (regional), Fresno Bulldogs (regional), Gangster Disciples (natconal)

Latin Disciples (regional), Mara salvatrucha (national), sureños and Norteños (national) e Tango Blast (regional)

2 - Gangues de Prisão - Aryan Brotherhood, Barrio Azteca, Black Guerrilla Family , Hermanos de Pistoleros Latinos, Mexikanemi. Mexican Máfia e Ñeta

3 - Outlaw Motorcycle Gangs (gangue de Motociclistas Fora da Lei) :Bandidos, Hells Angels, Mongols, Outlaws e Sons of Silence
Principais Conclusões:

- Aproximadamente há um milhão de membros das gangues pertencentes às 20.000 gangues, atuando em 50 estados e no Distrito de Columbia (Setembro 2008).

- Gangues de rua continuam a ser a ameaça dominante pela quantidade de membros e pela presença nacional e pelo trabalho de distribuição capilar da droga.

- Cerca 58 % das forças policiais estaduais e locais reportaram ações de gangues em seus territórios em 2008, comparado com 45% em 2004.

- Membros de gangues estão migrando das áreas urbanas para suburbanas e comunidades rurais, expandindo a influência em muitas regiões.

- Nestas novas áreas expandem a distribuição de drogas, recrutam novos membros e escapam tanto da ação policial e de conflitos com outras gangues.

- Gangues criminais são responsáveis por 80% das ações delituosas em muitas comunidades como reportado pelas forças de segurança pública.

- Crimes típicos são: roubo armado, assaltos, roubo de carros, tráfico de drogas, extorsão, fraudes, invasões de residências, roubo de identidades, assassinatos e contrabando de armas.

- Membros das Gangues são o principal meio de distribuição de drogas ilícitas. Também estão aumentando a distribuição de maconha (marijuana) e cocaína nas áreas urbanas e comunidades suburbanas.

- Muitas Gangues traficam drogas a nível nacional, algumas são capazes de competir com as redes de distribuição baseadas no México.

- Gangues baseadas no EUA cruzam ilegalmente a fronteira do México com o fim de traficar de drogas e pessoas para os Estados Unidos.

- O uso da internet é empregado por muitas Gangues para recrutar novos membros e comunicação entre os seus membros nos Estados unidos e exterior.

- As Gangues de ruas e “outlaw motorcycle gangs” impõem uma crescente ameaça para as forces de segurança em especial na fronteira com o Canadá. Associados com gangues canadenses e organizações criminosas para facilitar várias atividades criminosas incluindo tráfico de drogas para os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.