Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

domingo, 6 de maio de 2012

A FAMILIA DE FUZIS SIG-550. Extrema qualidade em um rifle de combate



DESCRIÇÃO
As forças armadas suíças são diferentes de tudo que temos em termos de organizações de defesa no mundo. Por seu uma nação neutra, pequena e com poucos habitantes, ela possui um sistema de funcionamento incomum. Lá, cada cidadão, ao completar 18 anos ingressa no serviço militar e durante 118 dias recebe treinamento para se tornar um soldado. Ao completar um ano de serviço ele passa a ser um reservista e vai para a casa com um fuzil SIG Stgw 90 (SIG-550) onde ele será responsável pela manutenção e operação até completar 50 anos de idade, sendo que a cada ano ele terá que passar até 3 semanas em treinamento de reciclagem para manter uma capacidade de combate relevante. Como se pode ver, esta serão uma arma que será usada por muito tempo e por isso, a Swiss Arms AG (SIG) fabrica seus fuzis com uma qualidade extrema, digna da fama de tudo que é produzido naquele pequeno país.

Acima: O velho e potente fuzil SIG-510 usa um calibre extremamente potente e precisou ser substituído por uma arma vais leve e que usasse uma munição mais comum no mercado.O fuzil SIG 550 é designado Stgw-90, pelo exercito daquele país. Comercialmente, porém, ele é apresentado como SIG SG-550. Este modelo foi escolhido pelo exército suíço para substituir um velho, porém preciso fuzil, chamado Stgw-57 ou SIG-510, uma arma apelidada de “fuzil de batalha”. O SIG-510 usava a potente munição 7,5X55 mm, sendo pouco mais poderosa que o 7,62X51 mm do nosso velho FAL. Porém, com as mudanças no campo de batalha, e a tendência de se usar uma munição mais leve que os grandes calibres “30” comuns na segunda guerra, o exército suíço escolheu em 1983,o modelo SIG Stgw-90, em calibre 5,56X45 mm, que naquele primeiro momento foi chamado de SIG-541 pelo fabricante. No mesmo ano, o nome SIG-541 foi mudado para SIG SG-550 devido a umas pequenas modificações que melhoraram a arma, de forma que o modelo SG-550 pode ser considerado como o modelo definitivo do SIG-541.
Acima: Nessa foto bem aproximada da parte central do SG-550 pode-se reparar no detalhe do carregador translúcido, sendo que a mola do carregador é visível.
Basicamente o fuzil SIG SG-550 segue a mesma mecânica dos modernos fuzis de assalto, ou seja, funciona através dos gases do disparo que são captados num evento ao fim do cano do fuzil, levando movimento a um pistão que move um ferrolho rotativo e que leva o sistema de alimentação e percussão do disparo funcionar. Os carregadores podem ser de 20 ou 30 tiros, porém, taticamente, se usam mais o de maior capacidade. Esses carregadores são de plástico, com aparência levemente bege e translúcidos, de forma que se pode verificar facilmente a quantidade de munição disponível. Essa característica está cada vez mais comum nas armas de projeto mais recentes. Porém a caixa da culatra é em aço, diferente dos fuzis mais recentes que tem essa peça em polímero. As demais peças como a coronha retrátil e a telha são em polímero.

Acima: A versão curta SIG SG-551 é uma das mais populares entre os modelos SIG. A flexibilidade de operação somado a uma confiavel mecânica e precisão acima da média explicam essa preferência.
O SG-550 representa o modelo básico de uma família de fuzis e carabinas que permitem serem usadas em todas as situações táticas clássicas. A versão SIG SG-551, usado pela força aérea brasileira em sua tropa de busca e resgate de combate Para-SAR, representa a versão carabina. É uma versão com cano mais curto, com 14 polegadas (363 mm), permitindo seu manejo em áreas apertadas como dentro de um helicópteros ou aeronave de transporte de pára-quedistas. Essa versão é muito usada por departamentos de policia do mundo todo e alguns podem ser vistos nas mãos de policiais civis de São Paulo, também. Existe uma sub-versão do modelo 551 chamado SIG SG-551 SWAT que possui trilhos de acessório tipo picatinny na parte superior da arma. Outra sub-versão do SIG-551 é a verão LB (long barrel) ou “cano longo”, cujo cano tem um comprimento maior (464 mm ou 18 polegadas) Esta versão foi a principal versão do fuzil SIG vendido no mercado civil dos Estados Unidos entre o final dos anos 90 e início do século 21.
Acima: Um sodado do grupo Para SAR da Força Aérea Brasileira faz mira com seu SIG SG-551. Estas armas são extremamente adequadas a essa missão.A versão mais compacta é a SIG SG-552 Commando, com cano extremante curto, com cerca de 9 polegadas. Esta arma é ideal em combate CQB (close quarters battle), ou “combate em ambientes apertados”. Um exemplo onde esta versão seria de grande valia é a invasão de uma residência ou apartamento onde houvesse combatentes escondidos ou com reféns. A sub-versão mais recente do SG-552 é o modelo SIG-553 que acabou tornando-se a versão definitiva do SIG-SG-550 para CQB. Esta versão tem trilhos picatinny na parte de cima e pode ser equipada com trilhos por toda a superfície superior. Além disso, uma mudança na mola do pistão que atua com os gases do disparo tornou a arma mais confiável, mecanicamente.
Acima: A versão mais compacta dos fuzis SIG é o modelo SG-552. Esta versão é classificada como carabina e se presta a operações em ambientes apertados CQB.Como não podia deixar de ser, a família SIG-550 conta com uma versão para tiros de precisão. Esta versão é a SG-550 Sniper em calibre 5,56X45 mm. Embora seja uma arma de extrema qualidade e precisão, temos que observar que esse calibre é pouco indicado para esse tipo de missão uma vez que o atirador de elite precisa ter a melhor condição possível para poder parar ou “matar” o alvo com apenas um tiro. Para essa tarefa, o mínimo adequado é o 7,62X51 mm, também conhecido como calibre 308 Winchester. Recentemente a SIG lançou uma versão de seu fuzil SG-550 Sniper em calibre 7,62X51 mm chamado SIG SAPR. Trata-se de uma versão baseada no modelo SG-556 vendido nos Estados Unidos em calibre 5,56X45 mm, mas com adoção de bipé e do bem mais potente 7,62X51 mm. Essa arma é uma interessante concorrente do fuzil HK MSG-90A1.
Acima: Nessa foto podemos ver um SG-552, com sua telha equipada com diversos trilhos picatinny para acessórios.
Atualmente, nos Estados Unidos, o modelo disponível em linha de produção é o moderno SG-556. Ele é uma versão do SIG SG-551 LB (cano longo) bem modernizada com capacidade de usar carregadores Stanag padrão do AR-15, incluindo o novo carregador Magpul com janela de visualização da quantidade de munição. Outra possibilidade é o uso da coronha retrátil padrão da carabina M-4, (AR-15 curto).
O cano desse modelo tem 16 polegadas de comprimento, o que o coloca como uma arma eficiente e de dimensões mais compactas que um fuzil clássico. As partes de aço do modelo original foram substituídas por duralumínio tornando a arma mais leve. O modelo SIG SG-556 DMR é a versão sniper do SG-556 e é fornecido com coronha com encosto além de regulagem micrométrica. O cano é mais longo (21 polegadas) e sem o freio de boca. O modelo vem com um bipé dobrável para tiro apoiado.
Acima: A versão para tiros de precisão é conhecida como SG-550 Sniper. Essa versão usa o calibre 5,56X45 mm, o que pode ser considerado uma deficiência do modelo, pois limita o poder de incapacitação da arma.
Os fuzis de assalto e carabinas fabricadas pela SIG Arms estão entre as armas de maior qualidade do mercado. Embora suas concorrentes tenham apresentados armas mais modernas, ainda veremos modelos derivados do SIG SG-550 por muitas décadas ainda, graças a sua confiabilidade.
Acima: O fuzil SG-556 é a ultima versão do fuzil SIG. Seu objetivo comercial é o de emplacar boas vendas no concorrido mercado civil e policial norte americano.
DESCRIÇÃO (SIG SG-556)
Tipo: Fuzil automático/ Semi-automatico
Miras: Miras abertas com alça regulável e massa fixa. Trilho picatinny para miras ópticas e eletrônicas.
Peso: 2,77 Kg (carregador vazio)
Sistema de operação: Aproveitamento de gases e ferrolho rotativo.
Calibre: 5,56 X 45 mm (223 Remington)
Comprimento Total: 92,7 cm (coronha extendida)
Comprimento do Cano: 16 polegadas.
Velocidade na Boca do Cano: 970 m/seg.
Cadência de tiro: Semi automático (SG-556), SG 550: 700 tiros por minuto.
Acima: O novo fuzil SIG SAPR está sendo produzido para resolver a questão do calibre fraco para tiros de precisão encontrado no SG-550 Sniper. Essa nova versão, baseada no fuzil SG-556 usa o mais potente calibre 7,62X51 mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.