Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

domingo, 6 de outubro de 2013

Guardas Municipais recebem diploma



Autoridades de Itaguaí posam ao lado dos primeiros diplomados da guarda municipal FOTO: RENATA PIRES
Autoridades de Itaguaí posam ao lado dos primeiros diplomados da guarda municipal
Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (1º), 28 guardas municipais foram diplomados, após passarem uma semana por treinamento com a guarda municipal do Rio de Janeiro. A formatura ocorreu no pátio da prefeitura, com a presença do prefeito Luciano Mota, o vice-prefeito Weslei Pereira, o secretário de Segurança, André Fernandes Barbosa, o subsecretário de Segurança, Jurandir de Almeida Junior, além dos familiares dos homenageados. O curso aconteceu, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Itaguaí com a Prefeitura do Rio. Esse foi o primeiro Grupamento Tático Ostensivo (GTO) com capacitação de defesa pessoal, primeiros socorros e aulas de cidadania.
Dentre os formandos, três guardas municipais foram destacados por ação meritória, e receberam das mãos do prefeito e vice-prefeito a honraria. “Não medirei esforços para investir em todos vocês. Vamos fazer um trabalho de excelência no município, cujo objetivo é levar segurança para a população. Vamos cobrar intensamente todo esse cuidado de vocês”, discursou Luciano Mota, no momento da entrega dos diplomas.
Ana Lessa foi a única mulher no Grupamento Tático Ostensivo FOTO: RENATA PIRES
Ana Lessa foi a única mulher no Grupamento Tático Ostensivo 
Ana Cristina Lessa da Costa, de 47 anos, chamou a atenção por ser a única mulher do grupamento. “Me sinto privilegiada por ter sido escolhida para representar a guarda municipal de Itaguaí, que inclusive foi muito bem representada”, disse a inspetora Ana Lessa que agradeceu o incentivo. “Estou muito satisfeita, honrada juntamente com o grupamento e quero aproveitar para agradecer ao capitão André e o capitão Junior, que nos qualificaram. A gente estava almejando isso há muito tempo, e agora, graças a Deus se concretizou este sonho” ressaltou Ana Lessa que espera ainda abrir portas para as demais mulheres da guarda municipal passarem por esta capacitação.
Segundo, Alexandre Paiva Cardoso, responsável pelo Centro de Treinamento Especializado do Grupo de Operações Especiais (CTEGOE), o treinamento é um programa de treinamento em ações de controle urbano e ordem pública, destinada a uma equipe especializada. “O grupo da guarda de Itaguaí foi para Academia da Guarda fazer um curso teórico. Eles foram fazer um curso totalmente operacional. Dentro de um grupamento que é elite da guarda, qualificado em operações especiais”, emendou Paiva. “A partir do mês que vem este grupo vai ser especializado em resgate e salvamento, em ações de socorro e emergência, em mergulho, em noções da guarda florestal, devido à cidade abrigar uma área de floresta bem densa”, adiantou.
Paiva, responsável da CTEGOE, fala como foi o treinamento FOTO: RENATA PIRES
Paiva, responsável da CTEGOE, fala como foi o treinamento
De acordo com o responsável da CTEGOE, o grupamento vai atuar em situações adversas de apoio a cidade, principalmente em apoio à defesa civil com técnicas de resgate, salvamento e emergência, além da atuação nas ações de controle de estudo e controle urbano com uma tropa de choque em primeira resposta a ações de distúrbio. “Vamos trabalhar também com segurança dignitária, como exemplo, segurança do prefeito e de outras autoridades. Eles vão estar habilitados a exercer esta função com mais dinamismo”, destaca Alexandre Paiva, adiantando que o curso de especialização irá se estender para os demais guardas municipais.
Após esta capacitação, a primeira turma do grupo tático da guarda municipal estará apta a manusear armas tecnologias, como arma não letal, uma proposta de defesa da prefeitura, através secretaria de Segurança para depois do carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.