Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BENELLI M-3 SUPER 90. A melhor espingarda de combate do mundo.

DESCRIÇÃO
Como prometido em recente matéria, eu continuarei a apresentar espingardas de combate neste blog. Este tipo de arma, muito usado para caça, acabou tendo uma boa utilidade a serviço da defesa residencial e em combate policial, além de que, muitas tropas especiais militares também fazem uso do excelente poder de parada que estas interessantes armas são capazes de proporcionar.
O armamento que é foco deste artigo se chama M-3 Super 90 e é fabricado pela famosa empresa italiana Benelli, mais conhecida pelas suas excepcionais motocicletas. Na verdade a divisão da Benelli que produz armas se chama Benelli Armi, localizada na cidade de Urbino, e foi fundada pelos dois irmãos Benelli que têm um gosto especial pela atividade de caça. Como este tipo de arma é extremamente flexível em seu uso, não demorou para que fossem produzidos modelos destinados ao uso tático policial, como a M-1 em meados dos anos 80, uma espingarda semi automática que é, até hoje, muito popular nas mãos de muitos policiais, principalmente nos Estados Unidos.
Acima: A espingarda Benelli M-1 foi o primeiro produto desta conceituada fabrica para o mercado tático. Diferentemente da M-3, este modelo opera, exclusivamente em semi-automático.
A grande sacada que torna as espingardas Benelli diferentes e melhores que suas concorrentes é seu sistema de funcionamento semi-automático que usa o aproveitamento de gases para movimentar um ferrolho rotativo com dois ressaltos que torna o processo de ciclagem extremamente rápido. As espingardas desta marca são consideradas as mais rápidas do mundo de forma que é possível disparar 5 vezes o potente cartucho calibre 12 em apenas um segundo, fato, este, que pode ser considerado uma façanha numa arma semi automática que dispara uma munição de elevado nível de recuo.
Acima: O modelo M-3 Super 90 que aparece nesta foto é o modelo inicial, que serviu de base para versões com modificações que otimizam seu uso em determinadas situações.
A M-3 Super 90, especificamente tem um ingrediente a mais que a torna, ainda mais interessante frente a suas irmãs mais velhas. Ela opera em dois modos: No sistema semi-automático, como descrito acima, e caso o atirados prefira, no modo manual, conhecido como ação de bomba, ou pump action, A mudança de sistema se dá pela manipulação de um botão montado na ponta do cano o carregador (cano de baixo) que quando comprime a mola, deixa a arma em funcionamento manual, e quando este botão é solto, e aberto, ele permite o funcionamento exclusivamente em semi automático. A M-3 Super 90 original tem capacidade de 7 cartuchos no tubo carregador mais um na câmara, dando uma boa persistência de combate.
Acima: Nesta foto podemos ver o botão que libera o funcionamento em semi auto (a esquerda) ou em apenas pump action (a direita). Trata-se de um sistema simples e funcional que não requer treinamento extra para o atirador se adaptar.
Foram produzidas algumas versões desta excelente espingarda, sendo elas a M-3T (tactical), com coronha rebatível e empunhadura de pistola (pistol grip); A M-3 Super 90 com a empunhadura de pistola e coronha rígida; a M-3 super 90 Shorty, com cano extremamente curto e coronha restratil, para ser usada em ambientes apertados como o interior de uma casa, por exemplo. Porém, atualmente a Benelli produz o modelo M-3 convertible, configurada com um carregador reduzido com 5 cartuchos no tubo de carregador mais um na câmara. Neste modelo, a alça da mira é regulável e possui inserto de tritium para um rápido enquadramento em condição de baixa luminosidade.
Acima: A M-3T possui uma estranha porém util coronha rebátivel, que facilita seu uso em situações de ambientes fechados.
Acima: O modelo M-3 Super 90 com empunhadura de pistola, também, muito popular no meio policial.
Acima: O modelo M-3 Shorty é a versão mais compacta desta espingarda de combate. Ideal para uso em ambientes muito apertados ou portar de forma dissimulada.
Embora seja uma espingarda considerada cara, dentro de sua categoria, onde há modelos de boa qualidade a um custo mais baixo, a vantagem tática proporcionada por esta excelente espingarda coloca o seu usuário um passo a frente em situação de combate. Por isso, é mais comum encontrar a M-3 Super 90 nas mãos de soldados de elite, tanto policiais como em forças militares, cujas missões exigem uma ferramenta de capacidade diferenciada.
Acima: O modelo M-3 Convertible representa a atual versão em produção desta excelente espingarda. Certamente o modelo terá muito tempo de vida pela frente nas mãos das forças de seguranças e militares.

FICHA TÉCNICA (M-3 Convertible)
Tipo: Espingarda de combate.
Miras: Alça regulável com insertos de tritium e massa fixa.
Peso: 3,2 Kg (carregador vazio).
Sistema de operação: Aproveitamento de gases (semi auto) e pump action.
Calibre: Cartucho12.
Comprimento Total: 1,15 m.
Comprimento do Cano: 19,75 polegadas.
Capacidade: 5+1 tiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.