Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GUERRA DE 4ª GERAÇÃO.


A guerra de primeira geração era caracterizada pelo combate linear, com formações cerradas e as batalhas eram campais, prevalecendo o corpo-a-corpo. Assemelhavam-se  a paradas militares com toques de clarins, estandartes desfraldados e a superioridade numérica era decisiva. Ela atingiu a sua plenitude na era napoleônica.

As inovações tecnológicas decorrentes da revolução industrial deram origem à guerra de segunda geração caracterizada pela Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918. Passou a haver a preponderância do apoio de fogo sobre a manobra.

         Dispondo de meios cada vez mais sofisticados-terrestres, navais e aéreos – surgiu a guerra de terceira geração baseada não somente no poder de fogo e no confronto direto. A velocidade, a surpresa, a mobilidade, a iniciativa, a liberdade de manobra, as operações profundas na retaguarda do inimigo, para causar-lhe o colapso de trás para frente, são algumas das características  da guerra de terceira geração, não linear.

         Os autores divergem quanto ao enquadramento da Segunda Guerra Mundial nesta hierarquia. Uns dizem que ela representou o ápice da guerra de segunda geração. Outros dizem que aí começou a guerra de terceira geração. Uma coisa é certa: a bomba atômica acelerou o término da guerra e isto jamais existiu nos conflitos  internacionais anteriores.

         Há mais de uma década, os autores especulam sobre as características da quarta guerra de geração.

         Após o audacioso e incomparável atentado terrorista às torres gêmeas de Nova Iorque, no inesquecível 11 de setembro, os analistas estratégicos intensificaram seus estudos a respeito desta guerra para qual o soldado convencional não está preparado.

         O Presidente Bush na tentativa de dar uma resposta ao terrorismo, declarou guerra ao Iraque e, em poucos dias, ocupou o país e derrubou Saddam Houssein. Enganaram-se os que pensavam que o conflito estava terminado. A guerra continua, pior do que antes, e as baixas aumentam a cada dia. A opinião pública norte-americana se revoltou e o Presidente Bush é hoje considerado o mais impopular líder dos Estados Unidos. Afinal de contas, já foram gastos três trilhões de dólares na guerra do Iraque e a perda de milhares de vida não tem preço.

         E a situação no Afeganistão está cada vez pior. Os integrantes da Al Quaeda se refugiam nas cavernas de Tora Bora e impõem pesadas perdas aos norte-americanos, e seus aliados.

         Os fracos para enfrentaram os fortes abandonam os princípios éticos, as normas e preceitos que orientam a formação dos soldados de carreira. Escudados pelo fanatismo religioso, acostumados à violência e à  rusticidade, valem-se da surpresa para atemorizar os oponentes e atingem às suas finalidades.

         Que medidas preventivas podem ser adotadas para evitar os ataques de homens e mulheres-bomba?

         O combatente regular, subordinado aos princípios legais, não pode se nivelar ao terrorista indiscriminado que não tem o mínimo escrúpulo de , pelo menos, selecionar suas vítimas.

         No Iraque, combatentes norte-americanos não observaram  princípios éticos e praticaram atos abomináveis contra iraquianos presos.

O terrorista é um guerreiro primitivo, corajoso, cruel, rústico, muito bem treinado, covarde, adaptado às condições adversas, dedicadíssimo à sua causa e que dispõe de recursos e meios adequados ao cumprimento de sua missão, mesmo que seja suicida.

Os custos da guerra de quarta geração serão elevadíssimos e não há  previsão quanto a sua duração. Será bem mais compensador o emprego de ações do tipo comando, com efetivos reduzidos, com o máximo de  iniciativa e liberdade de atuação, privilegiando a surpresa, a manobra e a mobilidade. Os objetivos físicos perderão a sua importância em comparação com os efeitos psicológicos decorrentes de uma operação exitosa. A Inteligência terá um papel preponderante e consumirá recursos vultuosos já que a espionagem internacional atingirá o seu ápice.

Segundo os especialistas, a guerra de quarta geração será decidida nos níveis estratégico, operacional, moral e mental, ao invés dos níveis tático e físico como nas guerras de geração inferior. As características de guerra irregular serão as prevalentes e o terrorismo será um componente fundamental na guerra de quarta geração.

Há quem diga que o ambiente no Rio de Janeiro, no combate à criminalidade, se assemelha ao da  guerra de quarta geração.

É bem verdade que as características dos  narcotraficantes e dos integrantes das facções criminosas se assemelham, em parte,  às do terrorista, anteriormente relacionadas.

  É bem verdade que possuem poder de fogo e aproveitam os morros, montanhas e matas para regiões de homizio.

É bem verdade que desenvolvem uma “guerra irrestrita”, com características de guerrilha e terrorismo urbano, aproveitando as vulnerabilidades do Estado.

É bem verdade que os criminosos, cada vez melhor armados, são tão violentos e cruéis como os terroristas suicidas de Osama  Bin Laden.

Porém, há um certo exagero ao compará-los ao inimigo da guerra de quarta geração. As cavernas de Tora Bora são bem diferentes das nossas, não há fanatismo religioso, não possuem arsenal de armas comparável ao dos terroristas, os líderes das facções criminosas não se  igualam a Osama Bin Laden, ainda não contam com apoio de organizações internacionais, e, felizmente, não existem homens e mulheres-bomba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.