Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Guardas municipais participam de cursos para ação em emergências - GOE de Volta Redonda

Volta Redonda
Em situações adversas como enchentes e tempestades - onde há necessidade de auxilio - o mais comum é acionar o Corpo de Bombeiros. Porém, a preparação de outros agentes de segurança como a Guarda Municipal pode ser um grande auxílio em determinados momentos. No último dia 19 de janeiro, a ação de um guarda municipal ao salvar um casal preso no carro devido à enchente na Vila Santa Cecília revelou a prática do órgão em preparar seus agentes para situações emergenciais. De acordo com o inspetor da Guarda, Valdo Gomes Rocha, a função primária da corporação evoluiu de apenas protetor do patrimônio público, se tornando muito mais abrangente e fazendo com que ao longo dos anos os guardas fossem capacitados para agir nas situações mais diferenciadas.
- Os guardas receberam treinamentos e capacitações ao longo dos anos justamente para estarem preparados quando se deparassem com uma situação real. Naquele caso específico o guarda tinha, entre outras formações, a capacitação no Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal, no qual o curso capacita os agentes e realizarem resgates em locais difíceis. Não são todos os agentes que recebem todas as capacitações, pois não há como deslocar todo o efetivo, porém quando a oportunidade surge sempre deslocamos um grupo para receber a formação e agir como multiplicadores dentro da corporação - contou, acrescentando que a preparação da Guarda é constante e tem que focar todo o efetivo, pois o problema pode acontecer em uma área em que o guarda no local precisa saber oferecer o primeiro atendimento.
- Hoje a Guarda não se limita a ficar tomando conta de prédios. Aquela interpretação de bens e serviços dá margem a muitas interpretações - destacou.
O inspetor explicou que a Guarda recebe preparação em diversas áreas como operacionais, atendimento ao publico e socorro. Segundo ele, as especializações básicas estão previstas na grade curricular nacional de Guarda Municipal. As capacitações têm que ser realizadas por uma instituição policial. A GM já passou por cursos promovidos pelo 28º Batalhão de Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. Gestão integrada, análise de função, relações humanas, ética e direitos humanos são algumas das capacitações - que vão desde matérias sobre o atendimento público, passando pelo código de trânsito, direito civil, como lidar com o cidadão e até a prática de tiro.
- O currículo é bem amplo. O GOE (Grupamento de Operações Especiais), por exemplo, teve como foco principal o resgate em locais de difícil acesso e ambiental, que foi feita pelo Corpo de Bombeiros. Temos aí a mata da Cicuta e a parte ambiental da região que é bem extensa, além do consórcio com os outros municípios, e essa legislação moderna nos dá oportunidade de, eventualmente, até sair dos limites da cidade. Esse curso atende não só resgate, mas para diversas outras situações - acrescentou, frisando que, atualmente, a Guarda também conta com um grupo capacitado em adestramento de cães de guerra, além de controle de distúrbios civis que envolve imobilizações e conduções de multidões.
- Volta Redonda tem uma diversidade de eventos, incluindo um estádio, que recebe jogos de grande porte, e partidas de futebol envolvem torcidas e alguns problemas como brigas generalizadas. É claro que há a instituições policiais, mas a Guarda também tem preparação para isso - afirmou o inspetor.
Aprendizado colocado em prática
Everaldo Bertuci é guarda há 22 anos e ficou conhecido na região após um vídeo em que resgata um casal da enchente foi para na Internet. Ele conta que fez quase todos os cursos de capacitação oferecidos pela corporação - entre eles os de salva-vidas e do Grupamento de Operações Especiais. Essa, porém, não foi a primeira atuação do agente em uma enchente.
- Já tive a oportunidade de auxiliar em uma grande enchente em 1996, quando tivemos que resgatar as pessoas de suas residências nos bairros Jardim Veneza e Barreira Cravo, entre outros. Conseguimos tirar bastante gente - contou.
O guarda reafirma a importância de estar sempre preparado, pois nunca se sabe quando determinados conhecimentos serão necessários.
- O que aconteceu na Vila Santa Cecília foi a oportunidade de botar em prática o que foi oferecido pela instituição - acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.