Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TASER X2

Ouvindo a opinião de agentes da lei de dezenas de países do mundo, a TASER International desenvolveu o TASER X2 - a arma não-letal especificamente desenhada para atender as exigências do trabalho policial no dia-a-dia das ruas. Compacta, leve, eficiente, segura e altamente auditável, o TASER X2 permite ao operador efetuar imediatamente um segundo disparo caso não acerte o primeiro, ou atingir e paralisar dois suspeitos simultaneamente. O TASER X2 registra a data e o horário que o policial destravou a arma, se disparou com cartucho ou sem cartucho, a duração de cada disparo, a energia que foi emitida no corpo do suspeito em cada disparo, e data e horário de cada acionamento do gatilho.
 
 
Dois Cartuchos – O Policial pode efetuar imediatamente um segundo disparo caso não acerte o primeiro, ou atingir e paralisar simultaneamente dois suspeitos.

Mira Laser Dupla e Lanterna – A mira laser dupla permite que o policial, ao mirar, saiba onde cada dardo irá atingir o suspeito. A arma também dispõe de lanterna de luz branca. O policial pode optar por manter acesa a mira laser e a lanterna ou só a lanterna, ou só a mira laser ou, então, nenhuma das duas.

Auditoria Completa – Registro e relatório completos, contendo informações vitais, tais como Data e Horário que o policial destravou a arma, se disparou com cartucho ou sem cartucho, a duração de cada disparo, a energia que foi emitida no corpo do suspeito em cada disparo, e data e horário de cada acionamento do gatilho.

Pulso-Calibrado – A arma TASER X2 monitora e ajusta a energia emitida, ou seja, os pulsos são calibrados para que apenas a quantidade de energia necessária seja emitida no corpo do suspeito.

Pulso-Formatado – A arma TASER X2 emite pulsos formatados que otimizam a penetração da energia através de camadas mais espessas de tecido do vestuário do suspeito.

Dardos-Difusores – Os dardos dos cartuchos da arma TASER X2 “espalham” a energia na superfície do corpo do suspeito.

Cartuchos Inteligentes Anti-Energia-Estática – Cada cartucho contém um chip, permitindo que a arma identifique o tipo de cartucho que nela foi acoplado. Os cartuchos não podem ser deflagrados por energia-estática e, se o policial quiser, basta apertar um botão para dissuadir o suspeito apenas com o arco voltaico sem que se faça necessário remover os cartuchos da arma.

Visor Informativo – O visor da arma TASER X2 informa ao operador se os cartuchos foram deflagrados e se ocorreu o contato elétrico no alvo.

Informação da Carga na Bateria – O visor da arma TASER X2 também informa o percentual de carga remanescente na bateria.

Bateria Digital – A arma TASER X2 é alimentada por uma bateria digital descartável com capacidade para 500 (quinhentos) disparos de cinco segundos cada.

Relógio Digital – O visor da arma TASER X2 também dispõe de um relógio digital.

Gatilho – O gatilho da arma TASER X2 é macio e preciso.

Resistente à Água – A arma TASER X2 é totalmente vedada, oferecendo maior proteção nas operações policiais em dias de chuva, como também em ambientes com poeira.

Data-Kit – O Data-Kit da arma TASER X2 é conectado na parte interna da coronha e além de servir como interface para “baixar” o relatório de uso da arma para o computador, também permite que o software da arma seja atualizado via Internet.

Auto-Diagnóstico – A arma TASER X2 se auto-analisa, detectando e informando a existência de algum problema ou defeito.

 

sábado, 28 de janeiro de 2012

GEFRON

Um dos melhores grupos de forças especiais do Brasil, este merece o respeito que tem.
HISTÓRICO

O Grupo Especial de Fronteira (GEFron) foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 13 de Março de 2002, através do Decreto Estadual nº 3994, que prevê a instalação e implementação de sua estrutura no prazo máximo de dois anos.
No decreto, está previsto ainda o trabalho integrado da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. A Polícia Civil disponibilizou 50 policiais, enquanto a Polícia Militar 70 e o Corpo de Bombeiros 20.
O GEFron é uma Força Integrada pelos órgãos de segurança do Estado cuja missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia dentro do Estado de Mato Grosso.
Atualmente o GEFron possui um efetivo em serviço de 97 policiais militares, e está aguardando a realização de uma capacitação para novos integrantes.



OBJETIVOS

- Integração das ações policiais;
- Redução de ameaças e riscos para produtores rurais e condutores de veículos;
- Redução da participação de policiais com o crime;
- Predominância da legalidade nas atividades desenvolvidas na região;
- Redução da criminalidade em Mato Grosso e outros Estados da Federação e;
- Interação policial com a comunidade.



CRIA SETORES E SUB-SETORES NA FAIXA DE FRONTEIRA, ÀREA DE ATUAÇÃO DO GEFRON - GRUPO ESPECIAL DE SEGURANÇA DE FRONTEIRA.

O TEN CEL PM - ANTÔNIO MÁRIO DA SILVA IBANEZ FILHO - COORDENADOR DO GEFRON, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 71 da Constituição do Estado de Mato Grosso e,

Considerando ser o Estado de Mato Grosso constituído por uma faixa de fronteira com extensão territorial de 983 Km, sendo 750 Km de área seca e 233 Km fluviais, tendo uma área de 178.143 Km² de área, que abrangem 28 municípios, com um contingente populacional na ordem de 413.800 habitantes, cuja base econômica é a produção agropecuária.

Considerando que o crime organizado vem se utilizando da faixa de fronteira como palco preferencial para o desenvolvimento de intercâmbio irregular e ilegal de produtos furtados ou roubados no território brasileiro, os quais servem como moeda de troca ao tráfico de entorpecentes (pasta base, cocaína, contrabando e descaminho de mercadorias) na Bolívia.

Considerando a vulnerabilidade de fiscalização e controle na orla fronteiriça, onde se pretende manter em solo mato-grossense aquilo que legalmente deveria ficar e, ao mesmo tempo impedir que adentre produtos ilícitos ou ilegais.


Ascencion

Considerando a necessidade de potencializar a presença da força de segurança pública, melhorar a ocupação do espaço territorial, e distribuir responsabilidade entre policias subordinados, sem perder o pensamento unificado.

R E S O L V E:

Art. 1º Fica instituído no âmbito do Grupo Especial de Segurança de Fronteira os setores Alfa, Bravo e Charlie, e respectivas sub-áreas, com vista a descentralizar a atuação operacional, sendo os município abrangidos por cada setores discriminados segundo os Anexos de A a E.

Art. 3º A distribuição de efetivo, viaturas, equipamento será definido pelo Coordenador do GEFRON.

Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


REGIMENTO INTERNO

O Regimento Interno do GEFRON prevê basicamente duas frentes de atuação, sendo uma ostensiva e outra de investigação.
No Regimento, os integrantes do GEFRON possuem subordinação operacional ao Coordenador do GEFRON e administrativa às Delegacias Regionais da região e ao Comando Regional local da PM.

SITUAÇÃO DA FRONTEIRA OESTE

* GEOGRÁFICA:
Extensão de 980 Km, sendo 750 Km de limite seco e 230 Km limite aquático.



* POLÍTICA:
Mato Grosso possui 28 municípios na faixa de fronteira e uma população de cerca de 240.000 habitantes.



* ECONÔMICA:
Predominância da pecuária, com forte tendência para a agricultura (produção de grãos).

ORGANOGRAMA





JUSTIFICATIVA

A vulnerabilidade da Fronteira Oeste representa fator considerável nas estatísticas criminais de Mato Grosso e de vários outros Estados da Federação. Daí a necessidade de uma intervenção imediata e intensa capaz de reduzir, a curto prazo, as atividades ilegais desenvolvidas na região.

MISSÃO

Desencadear, na região, operações sistemáticas de prevenção e repressão ao:


-tráfico de drogas;
-contrabando e descaminho de bens e valores;
-roubo e furto de veículos;
-invasões de propriedades.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Guarda Civil de Embu Guaçu é Pioneira no Emprego da Safir T-14.


No ano de 2010 foi apresentada a espingarda Safir T -14 ao Comando da GCM pela Empresa Militaria, e após a realização de estudos referentes a este armamento foram adquiridas 2 (duas) espingardas T- 14 para serem empregadas no policiamento das equipes de apoio da GCM.
A espingarda T-14 foi desenvolvida pela empresa de armas Turca Safir, é baseada no famoso AR – 15/M-16, mas tem várias características próprias patenteadas.
A aquisição e o uso desta arma encontra-se no amparo legal da Lei nº 10.826/03 e Decreto nº 5.123/04.

Estrutura Regimental do Comando do Exército Brasileiro portaria nº 11- Reservada de 24 de Outubro de 2008.
“Aprova as tabelas de dotação de armamento, munição e coletes balísticos para as Guardas Municipais e dá outras providencias”.
A espingarda T-14 é uma excelente arma para ser empregada nas equipes operacionais das GCMS.
Esclarece o Inspetor Eduardo Leite, Comandante da Guarda Civil Municipal de Embu Guaçu – SP

Guarda Municipal Pinhais - Pr, fez primeiro atendimento a ocorrência com refém


Mulher com transtorno bipolar manteve o filho refém por quase três horas no Bairro Maria Antonieta




Por volta das 16h desta quinta (12), atendendo o chamado de uma equipe médica da Secretaria de Saúde, que teve problemas com uma paciente que sofre de transtorno bipolar, a Guarda Municipal de Pinhais foi a primeira a chegar na Rua Ataufo Alves, no Bairro Maria Antonieta, onde Silvana Maria Macena ameaçava se matar com uma faca de cozinha, e mantinha o filho de 13 anos refém.

Após constatarem que a mulher se encontrava em estado alterado, e colocava em risco a sua própria vida e a da criança, a Guarda Municipal isolou toda a área e acionou o Comandos e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. "Devido à complexidade da ocorrência, isolamos toda a área e acionamos o COE, que tem como atribuição exclusiva a resolução de ocorrências que envolvam crises com reféns", explicou o Superintendente da Guarda Municipal, José Arildo de Oliveira.

Após três horas de negociação, os policiais militares aproveitaram um momento de distração da mulher e invadiram a residência. O garoto foi liberado sem ferimentos e Silvana foi encaminhada para o hospital pela equipe médica da Secretaria de Saúde de Pinhais, que prestou apoio durante a operação. "Observamos que a negociação não fluía, por isso optamos pela intervenção tática e conseguimos êxito na ocorrência", destacou o tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, do COE.

domingo, 22 de janeiro de 2012

DICAS DE SEGURANÇA!!!!!

Caminhada em grupo pelas matas e florestas é uma maneira saudável de curtir o verde, o ar puro e a água cristalina da montanha. Faz bem para o corpo e para a cabeça. Mas, infelizmente, isso tem causado inúmeras vítimas. Por causa da falta de cuidado e desconhecimento de algumas regras básicas. Leia com atenção todas as dicas e fique atento. Assim, você poderá aproveitar ao máximo o seu contato com a natureza.
Antes de mais nada, é muito importante você saber aonde ir, como ir e com quem ir.
Procure conhecer o local, através de mapas e informações de amigos e moradores da região.
Lembre-se que para fazer excursionismo não é necessário ser atleta. Mas você precisa estar bem de saúde e respeitar suas limitações;
Faça um desenho do seu roteiro, para não se perder no meio da mata;
Obtenha, com antecedência, todas as informações meteorológicas;

Deixe avisado na sua casa:
  • O local da caminhada; 
  • Com quem você vai; 
  • Qual o dia e a hora previstos para o retorno;
  • Para quem avisar no caso de demora para voltar.
  E mais:
        Se você for principiante, deve fazer caminhadas leves, sem muitas subidas e descidas.
  • Não pense que, por já ter feito uma determinada trilha, você a conhece bem. Pode haver surpresas. Muita atenção nas bifurcações.



Situações de Emergência 

No caso do grupo se perder, procure reconstituir mentalmente o caminho feito.
O grupo deve voltar até o ponto limite do caminho certo e reiniciar a caminhada interrompida pelo erro. 
Se não encontrar o caminho, não se desespere.
A calma e a prudência vão ajudar você.


FAÇA O SEGUINTE :
  • PARE. Fique calmo e junte todo o grupo;
  • SENTE-SE. Em pé você se cansa mais depressa;
  • ALIMENTE-SE. Para se distrair e recompor as energias;
  • ORIENTE-SE. Mantenha a calma e converse bastante com o grupo, usando as Técnicas de Orientação. Tentem decidir juntos qual direção todos devem seguir;
  • DESLOQUE-SE. Retome a caminhada sempre com muita atenção e prudência;
  • Procure deixar sinais bem visíveis pelo caminho. Isso ajuda as equipes de resgate a encontrar o grupo mais facilmente;
  • Ao caminhar, respire compassivamente no ritmo ajustado á freqüência do seu passo;
  • Em cada parada, marque com atenção no desenho do roteiro o caminho andando e a rota a seguir. Ao retornar a caminhada, fique atento para o não errar a direção;
  • Se ninguém do grupo conhecer as Técnicas de Orientação, é melhor ficar parado, esperando socorro, do que se aventurar no meio da mata por caminhos duvidosos;
  • Neste caso, monte um acampamento, faça um abrigo seguro e procure água. Nunca se afaste mais de 300 metros do acampamento;
  • Abra uma clareira, dando uma aparência “pouco natural” ao lugar onde está o grupo;
  • Faça uma fogueira com muita fumaça, usando folhas verdes e úmidas. Tome cuidado para não colocar fogo na mata;
  • Se alguém do grupo se ferir ou estiver em más condições físicas, não o deixe só. Procure socorrê-lo com segurança. Dependendo do caso, deixe-o sob observação e vá buscar ajuda. Mas nunca vá sozinho.
 
Regras Básicas

  • Jamais fique sozinho durante a caminhada. E leve sempre um Manual de Primeiros Socorros;
  • Nunca entre numa mata ou floresta sem conhecer bem as trilhas;
  • Vá pelo caminho mais fácil e seguro, mesmo sendo o mais longo. Evite brejos e atoleiros;
  • Chegando num córrego, sonde o fundo com uma vara e tome cuidado n hora de cruzar. As pedras do leito podem estar soltas e escorregadias. Pise firme, com confiança, e pronto para agir no caso de uma queda;
  • Pare e coma alguma coisa sempre que sentir algum sinal de esgotamento. Não coloque plantas silvestres na boca;
  • Ande somente á luz do dia. Na mata a noite chega mais cedo;
  • Fique atento aos animais e armadilhas de caçadores;
  • Não destrua a natureza. Não leve plantas ou animais para casa. E não faça trilhas novas: use as já existentes;
  • O grupo inteiro deve caminhar no ritmo do companheiro mais vagaroso.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CURSO DE TÉCNICAS VERTICAIS AVANÇADAS - GOE RIO

 


Este curso foi elaborado para dar maior conhecimento técnico aos alunos formados em resgate em altura, sendo ministrado pelo instrutor Rui


Guarda Municipal de Limeira - G.M.L.

PELOTÃO DE AÇÕES ESPECIAIS

Grupo tático operacional formado por viaturas de médio porte - Ford/Ecosport - de grande poder ostensivo e layouts arrojados, armamento de grosso calibre e demais equipamentos para situações de confronto. Destina-se a patrulhamentos específicos em bairros de maior incidência delitiva, realizando operações conjuntas com a Polícias Civil e Militar e demais órgão da administração pública. O grupo foi treinado por policiais de elite da Polícia Civil de São Paulo.


ESQUADRÃO TÁTICO

Grupo tático operacional formado por motocicletas - Honda/Falcon - e uma viatura de grande porte - Fiat/Ducato - de potente efeito preventivo em razões de suas dimensões e layouts arrojados. Seus integrantes utilizam uniformes camuflados, escudos, capacetes, armamentos de grosso calibre e demais equipamentos para situações de confronto. O grupo foi treinado por policiais de elite da Polícia Civil de São Paulo.



Guarda municipal de Natal participa de treinamento no BOPE



Formar multiplicadores em táticas e técnicas policiais. Este é o objetivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), através do comando da Guarda Municipal de Natal (GMN) ao enviar três de seus agentes para participar da capacitação específica realizada por policias militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do RN. O curso iniciou na última segunda-feira (14) e deve se estender por 15 dias de intensivo treinamento.
Segundo informações fornecidas pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar, as instruções vão abranger técnicas de abordagem, defesa pessoal, condicionamento físico, gerenciamento de crise, atendimento a ocorrências com explosivos, uso progressivo da força, direitos humanos, entre outras disciplinas. Serão 120 horas voltadas ao estudo teórico e prático dos procedimentos, que seguem a cartilha da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Neste momento 45 profissionais da área de segurança pública estão recebendo o aperfeiçoamento, sendo eles policiais civis e militares, guardas municipais e fuzileiros navais. As instruções vão ser ministradas por membros do Bope, como também por instrutores preparados pela Força Nacional.
De acordo com o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, a qualificação traz para a corporação não só três novos agentes habilitados em ações táticas especiais, mas também homens capazes de repassar o conhecimento técnico para os grupamentos específicos da Guarda Municipal que lidam com esse tipo de serviço. 
“Estamos trazendo para a Guarda Municipal qualificação e capacidade técnica para nossos agentes atuarem com maior eficiência e responsabilidade, levando para a sociedade a resposta necessária a sua inquietação”, garantiu o comandante.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Comando de Operações Especiais da Guarda Municipal de Ponta Grossa (COEM)



No campo de instrução do 13º Batalhão de Infantaria Blindada, 27 homens e três mulheres do Comando de Operações Especiais da Guarda Municipal de Ponta Grossa (COEM) estão em treinamento e capacitação com três instrutores da Academia de Polícia Federal. “Essa instrução é para que a Guarda tenha o domínio das técnicas de tiro, exercite o controle emocional e tenha mais segurança no manuseio de armas de fogo”, informa o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Edimir de Paula.

     De acordo com o presidente, esta é a primeira turma da Guarda Municipal que recebe treinamento ministrado pela Polícia Federal. “Com essa capacitação, a equipe de Operações Especiais estará apta a realizar operações policiais”, revela o presidente. A instrução começou na terça-feira passada e deve terminar nesta sexta (13) quando a equipe passará pela pista de treinamento – a mesma a que são submetidos os recrutas em formação, no Exército. A cerimônia de encerramento do curso será realizada às 13h30 na sede da Guarda Municipal, na Vila Maria Otília (antigo Corpo de Bombeiros).
Edimir acrescenta que esse trabalho de formação continuada está sendo possível em virtude do bom relacionamento entre a Guarda Municipal e o efetivo da Delegacia da PF em Ponta Grossa, inaugurada em maio deste ano. “Apoiamos a vinda da PF para a cidade e demos suporte às necessidades durante a adequação do imóvel onde hoje está instalada a Delegacia. Assim mantivemos contato e as oportunidades foram acontecendo”, completa Edimir.
     Agentes da Guarda Municipal prestam serviços de segurança institucional, segurança de bens e serviços, patrulhamento de ruas e praças, defesa de patrimônio e também fazem atendimentos às chamadas da população. Na última semana, por exemplo, a Guarda Municipal efetuou a prisão da quadrilha que arrombava as Unidades de Saúde. Segundo o presidente, cinco pessoas foram presas na operação. “A Guarda presta importantes serviços à comunidade e, portanto, deve estar sempre passando por aperfeiçoamento”, salienta Edimir.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

GTAM - Grupo Tático Municipal - Boa Vista- Roraima

Até o ano de dois mil a Guarda Municipal só fazia parte da vigilância nos prédios e logradouros públicos Municipais, com o passar do tempo foi tendo a necessidade de se fazer o patrulhamento nesses mesmos locais, em Março de 2005 a Guarda Municipal recebeu três motocicletas Broz 150cc, onde daí surgiu o “GAM” (Grupo de Ações Motorizado),  a missão era dar mas agilidade e apoio nas atuações da GM esse grupo foi criado pelos GM’s (Dacircley, Jamerson e Vilmo) com o aumento das nossas  missões e a população solicitando maior apoio da GM em eventos criados no nosso município, no dia 11/07/06 foi criado pelos GM’S (LOPES e DORIVAL) o “CANIL” onde os mesmos fizeram estagio de cinotecnia na CIOE/PM/RR (Companhia Independente de Operações Especiais da Policia Militar) e posteriormente o curso de cinotecnia no BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para trabalhar na parte de policiamento ostensivo e faro com cães, com as constantes invasões por populares em áreas publicas e prédios públicos do município, havia uma necessidade da GM dar uma resposta rápida de desocupação destas áreas, visando ainda uma melhor especialização na área operacional, os GM’S LOPES e JAMERSON conseguiram junto com o comando da GM  a autorização para que fosse feito um curso no BOPE/RR, para os GM’S do GAM e CANIL,  Após esse curso, onde foi passado as disciplinas de técnicas de abordagens com cães, com motocicletas e CDC (Controle de Distúrbio Civil) “CHOQUE”, no dia 18/08/09 surgiu a idéia de se unir os Grupos do GAM e CANIL, onde juntos formaram o GTAM (Grupo Tático Municipal), especializado tanto em policiamento com motocicletas, cães como em controle de Distúrbio Civil



Interesses• Patrulhamento nas áreas Comerciais, Prédios Públicos e Logradouros do Município; • Policiamento em Eventos realizados pela Prefeitura e em Praças Públicas; • Auxiliar as ações das policia Militar e Civil; • Apoiar as rádios-patrulhas no patrulhamento ordinário; • Apoiar as ações de fechamento de áreas (bloqueios); • Controle de Distúrbio Civil; • Apoio a SMTRAN • Apoio a todas as Secretarias da PMBV; • Gerenciamento de Crises; • Segurança e Escolta de Autoridades; • Outras missões a critério do Comando da GM;

Guarda Municipal vence Olimpíadas do BOPE

Uma equipe de Guardas Municipais composta por integrantes do GTAM, Defesa Civil Municipal, ROMU e da Superintendência da GM, foi consagrada Campeã das Olimpíadas do BOPE da PM do Estado de Roraima. As competições tinham como finalidade comemorar o 3° aniversário do batalhão além de integrar as forças policiais do estado. A equipe participou de diversas competições dentre elas, futebol, vôlei, cabo de guerra, corrida rústica, natação, corda vertical, corrida orientada com obstáculos. Todas as provas tinham a finalidade de testar o preparo dos competidores para atuação na segurança, uma vez que a competições eram direcionadas para as ações diárias dos policiais, pois todas as provas foram realizadas com o fardamento completo. Em uma formatura de encerramento, o Cmt BOPE, Maj Santana, fez a entrega do troféu e parabenizou o equipe da Guarda Municipal de Boa Vista-RR.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GOE DE CURITIBA SE PREPARANDO .

A prefeitura de Curitiba está investindo na área de segurança pública relacionada a grandes eventos, como os jogos de futebol na capital paranaense. Na terça-feira, 17, o batalhão da Guarda Municipal de Curitiba recebeu novos armamentos. O secretário municipal da Defesa Social, Marcus Vinícius Michelotto, entregou 55 revólveres calibre 38, 30 espingardas calibre 12 e 50 equipamentos anti-tumulto, composto por capacete, caneleiras, escudo e colete, conforme divulgado em matéria no site da prefeitura.
“Os revólveres vão dar uma maior independência a Guarda. As espingardas, podendo ser utilizadas com munição não letal, e os equipamentos serão, prioritariamente, utilizados para contenção de distúrbios”, destaca Michelotto.
Os novos armamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar ao orçamento municipal proposta pelos vereadores Mario Celso Cunha, líder do governo na Câmara de Vereadores, Roberto Aciolli e Beto Moraes.
Os guardas municipais serão capacitados para o uso dos armamentos. Os 50 integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), considerada a equipe de elite da Guarda Municipal, farão um treinamento com a polícia do Exército. Durante uma semana, o GOE será capacitado com técnicas especiais de ação.
Lucília Guimarães/SMCS
“O armamento é mais um reforço para equipe que trabalha com contenção de tumultos, geralmente ocorridos em jogos de futebol, shows e terminais. A Guarda está capacitada para entrar em ação quando a situação sair da normalidade”, diz Odgar Nunes Cardoso, Diretor da Guarda Municipal.
Para Michelotto, a capacitação da corporação também faz parte da preparação para receber a Copa do Mundo de 2014, já que Curitiba é uma das cidades-sede. A Secretaria da Defesa Social também oficializou uma parceria com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA). Os guardas municipais farão cursos para operar o que existe de mais moderno em equipamentos de monitoramento e segurança.
“Todo esse trabalho tem como extensão a Copa do Mundo. Nós já estamos preparando a Guarda Municipal para esse futuro próximo. Assim, quando chegar o Mundial, estaremos prontos para receber os turistas e atender a população”,
afirma o secretário.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Guarda Municipal regulariza porte de armas particulares



A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto regulamentou a permissão para que os oficiais possam usar armas particulares, conforme publicação no Diário Oficial do Município desta segunda-feira. O objetivo, segundo o superintendente da Guarda, André Luiz Tavares, é regularizar uma situação que já existia na prática.

Tavares afirma que alguns guardas municipais têm armas particulares, mas eram obrigados a obter dois portes - um para o equipamento funcional e outro, para o particular. Com a regulamentação, segundo ele, a Guarda poderá emitir documento único referente às duas armas.

"Esta é uma atribuição que o Estatuto do Desarmamento permite, que o comandante emita o porte. Estamos dentro da lei", garante Tavares.

Uso de armas

A Guarda Municipal de Ribeirão Preto, criada em 1994, utiliza armas de fogo desde 2000. Atualmente, 207 dos 230 guardas atuam armados. Eles são responsáveis pela proteção do equipamento cedido pela corporação, que fica em sua posse em tempo integral. "O guarda é responsável pela vigilância da arma", explica.

O superintendente afirma que cerca de 10 guardas civis têm revólveres ou pistolas em casa e devem solicitar o documento de porte. De acordo com Tavares, eles poderão portar a arma particular dentro da corporação ou nas viaturas, desde que não seja utilizada em serviço.

Regulamentação

Com a nova regulamentação publicada nesta segunda, os oficiais poderão solicitar à diretoria administrativa da Guarda Civil Municipal, através de justificativa, a concessão de porte de arma particular.

O armamento deverá obrigatoriamente ter registro na Polícia Federal em nome do guarda civil.

Entretanto, o superintendente da corporação em Ribeirão Preto afirma que o guarda é responsável por qualquer ato que venha a ser feito com os equipamentos, seja o particular ou o da coorporação.

"Nós não nos responsabilizamos por qualquer coisa que o oficial venha a fazer empregando a arma. Isso é responsabilidade de cada um", adianta Tavares.
fonte: A cidade

Dois mil guardas participarão de esquema de segurança no réveillon do Rio

O esquema de segurança montado pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro para as festas da virada de ano na cidade vai contar com 2.097 agentes. A principal concentração dos guardas (1.611) será na Praia de Copacabana, onde ocorrerá a maior festa da cidade, que deve reunir 2 milhões de pessoas.
Os guardas farão ações de ordenamento urbano, reprimindo o comércio e o estacionamento irregulares, além de auxiliar o trabalho da polícia. Pelo menos 30 agentes, que têm noções de inglês e espanhol, vão ajudar turistas. Guardas com cães pastores farão patrulhamento das estações de metrô da orla.
O esquema de segurança contará ainda com uma plataforma de nove metros de altura, de onde os agentes poderão observar a movimentação na orla.
Além disso, mais de 400 guardas ficarão espalhados pelos outros pontos de festa, como a Barra da Tijuca, a Penha e a Ilha do Governador. Fora do esquema de réveillon, a Guarda Municipal terá um efetivo de 2,3 mil agentes para atuar em outras áreas da cidade, como parques, praças, praias e terminais rodoviários, neste sábado (31).

TREINAMENTO EM MEIO AQUATICO - GOE RIO

Verão no Rio de Janeiro apesar de termos dias ensolarados, constantemente somos asolados pelas famosas "chuvas de verão".Em abril de 2010 a cidade enfrentou um verdadeiro caos, onde foram constatados varios pontos de alagamentos, enchentes e desmoronamentos. Desde então o Grupamento vem investindo neste tipo de treinamento capacitando operadores especializados para situações de busca e resgate podendo ser em locais de difícil acesso, altura e meios aquaticos.
OBS: Apesar da data na foto, este treinamento foi realizado em 27/12/2011.