Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

segunda-feira, 12 de março de 2012

FRANCHI SPAS 12. O início de uma revolução em espingardas


DESCRIÇÃO
A arma de fogo que vou tratar nesse artigo é a primeira espingarda dimensionada para o mítico cartucho em calibre 12 que este blog apresentará entre outras do mesmo tipo. O motivo da minha escolha deste modelo para iniciar a primeira matéria sobre uma espingarda neste blog é devido a importância que o modelo teve quando foi lançada em dezembro de 1979 pela empresa Luigi Franchi, uma renomada empresa especializada em espingardas de caça e esportes, que resolveu lançar um modelo de espingarda projetado, especialmente para uso tático policial e de combate. Naquela época as espingardas usadas por forças policiais ou militares eram meras adaptações de armas de caça para serem usadas em situações onde as necessidades e características eram diferentes das que de se destinavam originalmente.
Acima: A Spas 12 representou um salto considerável na flexibilização do uso tático de espingardas em calibre 12.
O sistema de operação da Spas 12, seu grande diferencial, é seletivo, podendo operar por ação de bomba (pump action) como uma espingarda convencional, ou em regime de fogo semi-automático, dando muito maior agilidade e poder de fogo para os seus usuários.
Quando operada nesse sistema, o movimento do ferrolho se dá por ação de gases captados em um evento no meio do cano, como muitas armas semi-automáticas permitindo maior agilidade e poder de fogo para os seus usuários.
Com um carregador com capacidade para 8 cartuchos, a Spas 12 pode descarregar seu carregador em apenas 2 segundos por um atirador bem treinado, A confiabilidade do mecanismo é elevada, porém, por ser relativamente complexo, fez com que a Spas 12 fosse uma arma de alto custo e mais pesada que a média das espingardas similares. Mesmo assim muitas forças policiais e tropas de operações especiais usaram ou ainda usam este modelo.
O sistema pump (manual) é usado para munições de baixa potencia como os cartuchos não letais com projéteis de borracha, pois estas munições não produzem gases suficientes para manter a confiabilidade mecânica do funcionamento semi-automático da arma. A troca de sistema se dá por uma tecla montada na parte de baixo da telha.
Acima: As duas versões da Spas 12 lado a lado para uma comparação. O modelo de cima é o europeu, com capacidade maior de cartuchos e com o cano mais curto, enquanto que o exemplar de baixo é o norte americano, com um cano maior e com carregador de menor capacidade.
A configuração da Spas 12 pode ser com coronha fixa feita de polímero que possui um pistol grip integrado na mesma peça ou com uma coronha rebatível metálica que se dobra para cima e que tem uma peça em forma de “gancho” que serve para dar apoio ao braço do atirador em situação em que a arma esteja em posição deitada e que acabou sendo uma característica estética que marcou a Spas 12. A Franchi lançou duas espingardas baseadas na Spas 12, porém mais simples. Uma delas foi a LAW-12, exclusivamente semi-automática, e a SAS-12 que funciona, exclusivamente em pump action. A vantagem desses modelos está na maior simplicidade e conseqüentemente menor custo
Acima: A espingarda SAS-12 é uma das derivadas da Spas, porém com sistema de funcionamento exclusivamente em pump action.
Abaixo: Aqui podemos ver a outra espingarda derivada da Spas 12, a LAW-12 que funciona especificamente em semi-automático.
A Spas 12 é protagonista de muitos momentos do cinema. Filmes de grande sucesso como o “Exterminador do Futuro” (primeiro filme), Jurassic Park, tem a presença desta grande espingarda. O aspecto agressivo e “modernista” dela foi o motivo da escolha do pessoal responsável por esse tipo de coisa nos filmes.
A produção da Spas 12 foi finalizada em 2000, porém ainda pode-se ver muitas destas armas circulando nas mãos de homens da lei e de forças de operações especiais militares ao redor do mundo.
Acima: Uma cena do filme Jurassic Park onde a Spas 12 aparece. Muitos filmes de Hollywood tiveram essa grande espingarda nas mãos dos seus protagonistas.
FICHA TÉCNICA
Tipo: Espingarda de combate.
Miras: Alça e massa fixa.
Peso: 4,3 Kg (carregador vazio).
Sistema de operação: Aproveitamento de gases (semi auto) e pump action.
Calibre: 12.
Comprimento Total: 1,04 m.
Comprimento do Cano: 21 polegadas.
Capacidade: 8+1 tiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.