Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

sábado, 24 de março de 2012

HECKLER & KOCH XM-8. Da ficção cientifica para realidade

DESCRIÇÃO
O famoso fuzil AR-15 ou M-16, como é conhecido a sua versão de fogo automático em uso por diversas forças armadas mundiais, incluindo o poderoso exercito dos Estados Unidos, já é um “cinquentão”. Sim é isso mesmo. O armamento predileto da imprensa sensacionalista desse país já bateu nos 50 anos desde a entrega dos primeiros protótipos para o exercito dos Estados Unidos, fato esse, que se deu em 1958. Depois de meio século de serviço em muitos conflitos e mesmo em mãos de agentes da lei em diversos países, é natural esperar que as forças que o usam comecem a estudar possíveis sucessores do M-16.
O exercito dos Estados Unidos estavam tendo problemas com o programa OICW XM-29 que desenvolvia um armamento híbrido composto por um lançador de granadas semi-automático de 20 mm e um fuzil em calibre 5,56 X 45 mm que visava a substituição do M-16. Com o cancelamento deste projeto, o exercito dos Estados Unidos começou a estudar um novo fuzil que fosse mais leve, econômico e confiável que o modelo M-16 A2/A3 e sua carabina M-4 A1. Foi decidido que seriam desenvolvidos o fuzil que estava integrado ao XM-29 enquanto que o lançador de granadas seria desenvolvido em separado, dando origem ao XM-25 já descrito no Blog Campo de Batalha Terrestre. O fuzil passou a ser chamado de XM-8, desenvolvido pela poderosa Heckler & Koch.
Acima: Um soldado posa com seu XM-8 com a manopla de manejo montada no trilho sob a telha. O XM-8 foi projetado visando facilitar ao máximo a montagem de acessorios na arma.O XM-8 tem seu funcionamento baseado no modelo G-36, também já apresentado neste Blog, ou seja, por ferrolho rotativo e aproveitamento de gases. O ferrolho rotativo apresenta sete “dentes” de trancamento. A Heckler & Koch projetou o XM-8 para que ele possa disparar 15000 tiros sem que seja necessária manutenção, assim como o G-36, podendo ser considerado como o fuzil mais confiável já construído. Para se ter uma idéia da extrema confiabilidade do XM-8 vou apresentar os dados de um teste levado a cabo pelo exercito dos Estados Unidos, em 2007. O teste compreendeu o disparo que nada menos que 60000 tiros com 10 exemplares de cada modelo de fuzil previamente selecionado. Os fuzis testados foram o HK XM-8, o FN SCAR MK-16, o HK-416 e a carabina M-4 A1. O resultado mostrou que o XM-8 apresentou falha de tiro em 127 vezes enquanto que o FN SCAR MK-16 falhou 226 vezes. O HK-416 apresentou 233 falhas e a carabina M-4 A1, em uso atualmente pelo exercito dos Estados Unidos e por um sem numero de forças militares e policiais do mundo apresentou 882 falhas.
Acima: O XM-8 foi exautivamente testado, inclusive em frente de batalha real, no Afeganistão.O desenho do XM-8 parece ter sido influenciado por algum filme de ficção cientifica. O sistema de trilhos para acessórios foi mudado para o padrão PCAP (Picatinny Combat Attachment Points). O sistema de trilhos picatinny MIL STD-1913 não se mostrou adequado a ergonomia do desenho do XM-8, além de que o sistema PCAP é mais pratico na montagem dos acessórios, pois não obriga a o soldado ter que fazer qualquer ajuste no acessório acoplado.
O sistema de ferrolho é ambidestro e mosntado na parte de cima do fuzil, sob a armação de transporte, na mesma posição que o G-36.
Como todos os fuzis modernos, o uso de plástico de alto impacto foi extensivamente usado permitindo uma significativa diminuição do peso total da arma. Outra interessante característica do XM-8 está no seu carregado de plástico de aspecto transparente, com capacidade de 30 tiros, e que permite ao soldado verificar instantaneamente a quantidade de munição disponível. Esses carregadores, do mesmo modelo usado no G-36, possuem pinos de encaixe laterais que facilitam o acoplamento de outros carregadores lado a lado, agilizando, assim, o recarregamento da arma.
O sistema de mira do XM-8 é composto por um elemento óptico que apresenta um ponto vermelho na lente. Além disso, ainda há a mira aberta que fica dobrada dentro da telha, acima do cano, quando não estiver sendo usada.
Acima: Nesta foto podemos ver um XM-8 longo, para tiros de precisão e o XM-8 com o lançador de granadas XM-320, de 40 mm.
O XM-8 é um sistema de arma modular podendo ser modificado para suprir a necessidade tática do momento através de troca de canos e telha assim como sua mira e acessórios. Assim o XM-8 pode usar um cano curto, de nove polegadas, para combates em ambientes apertados (CQC) como dentro de uma residência, ou ainda ser equipado com cano longo de 20 polegadas para tiros de precisão a maiores distancias. Esta versão pode ser usada como arma de apoio de fogo através da incorporação de um bipé de apoio para a soldado e um carregador de alta capacidade (100 tiros). A versão básica do XM-8 é um fuzil menor que os fuzis anteriores. Seu cano tem 12,5 polegadas enquanto que seu comprimento está em 84 cm (o M-16 padrão tem exatos 99 cm). A coronha é retrátil e com varias regulagens para se adaptar ao porte de qualquer soldado que for ser equipado com esta arma. O XM-8 pode ser equipado com um lançador de granadas XM-320 que na verdade é um lançador AG-36 fabricado nos Estados Unidos, com calibre de 40 mm.
Acima: Em feiras no segmento de armas e acessorios, o XM-8 costuma ser apresentado com diversas demosntrações de confiabilidade, como, por exemplo, enterrar o fuzil todo aberto, e depois desenterrar ele e disparar um carregador cheio sem apresentar uma falha se quer.O XM-8, mesmo com suas obvias qualidades, acabou sendo cancelado pelo exercito norte americano. Os motivos do cancelamento são relacionados com os elevados custos de se equipar toda a tropa com um fuzil novo, além de que a vantagem do XM-8 não é tão significativa frente ao M-16 de hoje para poder justificar o alto investimento necessário para substituir mais de um milhão de rifles M-16/ M-4. Fora isso, o comando das forças de operações especiais USSOCOM adquiriu o moderno fuzil SCAR para sua tropa, mostrando uma tendência ao exercito aceitar o projeto belga em caso de se resolver a substituição do atual fuzil.
Acima: Versão basica do XM-8.





Acima: Versão equipada com o lançador de granadas XM-320 de 40 mm.



Acima: Versão longa com cano de 20 polegadas e com carregador Beta de 100 tiros.
Acima: Versão curta, ideal para combate em ambientes fechados (CQC)

Acima: Versão conhecida como XM-8R, que competiu no programa SCAR do comando das forças especiais norte americana USSOCOM.


DESCRIÇÃO
Tipo: Fuzil automático
Miras: Mira Óptica com ponto vermelho (red dot); abertas padrão, e trilho PCAP para montagem de miras reflexivas e lunetas.
Peso: 2,65 kg (com carregador vazio e versão basica)
Sistema de operação: Tomada de gases e ferrolho rotativo
Calibre: 5,56 X 45 mm (223 Remington)
Carregador: 30 tiros (básico), 100 tiros (carregador Beta para apoio de fogo)
Comprimento Total: 84 cm (versão basica)
Comprimento do Cano: Variável de acordo com a versão entre 9 polegadas,12,5 (versão básica) e 20 polegadas (versão de apoio de fogo e de tiro de precisão)
Velocidade na Boca do Cano: 920 m/seg. (versão básica)
Cadencia de tiro: 750 tiros por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.