Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

sábado, 28 de julho de 2012

As operações de informações Parte II: Doutrina

Seção de Operações de Informações do Grupo Militar dos Estados Unidos na Colômbia
 
 
 
 
Uma soldado colombiana conversa com um habitante de Tumaco, no evento “Promessa Continua 2011”.
(Continuação da parte I)
As abordagens que vêm tentando definir o que significa o conceito de Operações de Informações (OPINFO) são múltiplas, podem entender-se como o emprego de uma série de ferramentas para manejar a informação própria e a do adversário, com o objetivo de identificar e pôr em evidência os estratagemas do inimigo.
A sua utilização tem a finalidade de desenvolver estratégias de informações que fortaleçam a imagem institucional e, com elas, enfrentar a Guerra de IV Geração; sob este cenário transformam-se em uma ferramenta que, através de um adequado processo de planejamento, pode modificar a percepção da sociedade e derrotar o inimigo internamente.
Doutrina norte-americana
A Publicação Conjunta 3-13 sobre a OPINFO do Exército, a Força Aérea, a Marinha e a Guarda-Costeira dos Estados Unidos abrange uma série de capacidades para sua implementação e alcance dos objetivos buscados.
Capacidades Fundamentais: entende-se que são os meios para influenciar o adversário e permitir o impacto direto sobre sua capacidade de decisão. São elas: Operações Psicológicas, Operações de Rede Digital, Engano Militar, Operações de Segurança e Terceiros Validadores.
Capacidades de Apoio: são aquelas que direta ou indiretamente fazem parte do ambiente de informações e contribuem para levar adiante a OPINFO. O ideal seria que fossem coordenadas com as capacidades fundamentais para que se atinja o objetivo mais efetivamente. Para a Colômbia, essas capacidades são: Segurança Física e Ferramentas de Ação Integral.
Capacidades relacionadas: definem-se como aquelas que contribuem significativamente para o desenvolvimento de OPINFO e devem ser coordenadas com as capacidades fundamentais e de apoio. Por serem relacionadas, não estão necessariamente comprometidas com as OPINFO. São elas: Relações Cívico-Militares, Assuntos de Governo e Diplomacia Pública.
Doutrina colombiana
Segundo a doutrina de Ação Integral, as Operações de Informações contam com cinco capacidades principais: Operações Psicológicas, Guerra Eletrônica, Operações de Rede Digital, Engano Militar e Operações de Segurança.
Capacidades de Apoio: Garantia de Informação e Ferramentas Logísticas (como câmaras de combate, sistemas de alto-falantes, emissoras, etc.)
Capacidades Relacionadas: Operações Civis-Militares (hoje conhecidas legalmente como Jornadas de Apoio ao Desenvolvimento), Assuntos Civis e Diplomacia Pública.
Além disto, e de acordo com a Publicação Conjunta 3-13, o apoio de Inteligência é determinante para realizar OPINFO efetivas. Esse elemento é transversal porque facilita a consecução de informações oportunas e em tempo sobre as propriedades físicas do entorno (população, locais, capacidades de informações do adversário) e, ainda, permite identificar as propriedades sobe a origem dos dados, existência de redes de difusão, transmissão, processamento e armazenamento. Da mesma forma, através da inteligência, identificam-se as propriedades cognitivas do ambiente de informações entendidas como psicológicas, culturais, de comportamento, fluxo de informações e interpretação das mesmas por parte de indivíduos e grupos.
Neste sentido, as OPINFO tornam-se um insumo transversal para que se consiga neutralizar o inimigo e desvirtuar suas teses de luta. A Colômbia e as forças militares contam com as capacidades e elementos para fortalecer sua implementação e, por conseguinte, o trabalho realizado diariamente pelo Exército neste âmbito torna-se uma forma de se atacar diretamente a mensagem do inimigo e capturar as mentes e corações do povo colombiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.