Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ATK XM-25. O futuro do poder de fogo do soldado


DESCRIÇÃO
O lançador de granada semi-automático XM-25 é o resultado do cancelamento do programa XM-29 SABR, que previa uma arma que dispunha de um lançador de granadas semi-automático integrado a um fuzil de assalto. Depois de estudar diversas configurações para se conseguir tornar o XM-29 mais leve, e ainda conseguir uma granada miniaturizada com capacidade de explodir no ar, o programa estava ficando caro e sem solução. Assim ficou definido que seriam desenvolvidos dois novos programas em separado, sendo um para o desenvolvimento de um novo fuzil, que ficou conhecido com XM-8, cuja responsabilidade estava a cargo da famosa empresa Heckler & Koch ou HK; o outro programa foi o XM-25, da Alliant Techsystems inc AT¨K, um lançador de granadas com sensores para explodirem em um determinado lugar acima do alvo, aumentando, drasticamente, a letalidade contra alvos protegidos atrás de paredes, esquinas, ou trincheiras.
Acima: Um soldado norte americano testa a versão definitiva do XM-25. Este armamento é consideravelmente mais confortavel de transportar e operar que o XM-29 SABR abandonado.
Esse conceito, em si é revolucionário para o combate terrestre, e será de grande eficiência em combates urbanos, onde há uma maior atenção por parte dos estrategistas nos dias de hoje. O XM-25 será um “divisor de águas” quando entrar em operação, dando ao grupo de combate um poder de fogo consideravelmente melhorado. Muitos outros países desenvolverão armas com capacidades similares. A França, por exemplo, já dispõe de um protótipo de uma arma chamada PAPOP, que tem capacidades análogas ao XM-25.
Acima: Um dos primeiros protótipos do XM-25, ainda na cor bege. O sistema de mira e configuração da granada incorporado ao XM-25 demonstra o grau de sofisticação que se atingiu em projetos de armamento portatil.
O XM-25 tem integrado um sistema de aquisição de alvos computadorizado e um telêmetro a laser, que designa a distancia do alvo e ele propriamente dito, fazendo nessa hora os cálculos do ponto onde a arma deve ser disparada para se atingir o alvo. Nesse momento, também, é passado para a munição, o tempo de explosão automática, que é calculado pelo computador da arma. Pode-se programar a granada, também, para explodir com impacto direto. O alcance está otimizado para até 300 m, porém, alvos além dos 500 m podem ser atacados também. A explosão programada, é extremamente precisa em qualquer situação e é 5 vezes mais letal que a granada de 40 mm do lançador M-203. O raio de eficácia de explosão é de 6 m. Os tipos de granadas disponíveis são a termobárica, Flechete, treinamento, explosão combustível ar, e não letal.
Acima: O modelo definitivo do XM-25 difere pouco em relação ao protótipo inicial, sendo a diferença estética mais notavel encontrada na parte da telha.
FICHA TÉCNICACalibre: 25 mm
Funcionamento: Semi-automático
Peso: 5.35 Kg
Alcance: 300 m contra alvos de ponto, e mais de 500 M contra alvos de área.
Carregador: 6 granadas.
Acima: Nesta foto podemos ver o primeiro protótipo do XM-25. Este armamento revolucionará o poder de fogo da infantaria de forma notavel.
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.