Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guarda Municipal RJ, integrante do antigo Grupamento de Ações Especiais e agora GOE, Grupamento de Operações Especiais

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Militares do Uruguai e dos EUA fortalecem laços através de intercâmbio de treinamento

 
 
 
 
 
Membros da Equipe Especial de Combate em Embarcações trabalham com seus homólogos uruguaios em práticas de navegação durante um evento de Treinamento de Intercâmbio Combinado e Conjunto. (Foto: Relações Públicas do USSOCOM – Força Aérea dos EUA / Primeiro Sargento Larry W. Carpenter, Jr.)
Em apoio ao Comando Sul de Operações Especiais (SOCSOUTH), a Equipe Especial de Combate em Embarcações (SWCC), ligada ao Grupo Especial de Combate Naval 4 (NSW4), participou de um evento de Treinamento de Intercâmbio Combinado e Conjunto (JCET) realizado no Uruguai, de 15 de maio a 15 de junho.
Esta foi a primeira vez em que um evento de treinamento desse porte foi realizado entre o Uruguai e o NSW em aproximadamente 20 anos. No entanto, houve nesse período outros eventos menores de treinamento, como o UNITAS, um exercício naval patrocinado pelo Comando Sul dos EUA.
Esses militares especializados dos EUA tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades e intercambiar técnicas durante os 30 dias de duração do JCET com a Seção de Reconhecimento do Uruguai (SECRON) dos Fuzileiros Navais (FUSNA), com a Guarda-Costeira uruguaia e a Polícia de Operações Especiais. Durante as quatro semanas de treinamento, trabalharam para aprimorar suas técnicas táticas especiais e aumentar sua capacidade de realizar missões com maior eficiência. O trabalho conjunto permitiu que aprendessem uns com os outros e funcionassem como uma unidade mais competente.
“Esperamos que esses militares voltem para suas respectivas unidades e mostrem a seus companheiros aquilo que treinamos, ou no mínimo as noções básicas para que todos possam ter um conhecimento prático do que cada um faz, e que possam atuar melhor”, disse um suboficial médico do grupo de Operações Especiais.
De acordo com o oficial administrativo do FUSNA, seu principal objetivo era que seus homens tivessem uma visão melhor de como se pode atuar no combate ao tráfico ilícito, o que constitui grande parte de sua missão.
“Trabalhar com o pessoal do FUSNA e o SECRON foi fantástico, eles desejam aprender e trabalham com afinco”, disse o médico de Operações Especiais.
Todos os participantes tiveram a oportunidade de aprender com esta experiência, tornando-se capazes de trocar informações entre si e de aprender com as experiências mútuas da vida real.
“É um grande presente para nosso ego poder fazer isto com os norte-americanos, é bom para nosso moral”, disse um operador de embarcações do SECRON. “Gostaria de ver os frutos desse trabalho e que ele não terminasse aqui, para aperfeiçoarmos nossa capacidade futuramente”.
O treinamento incluiu um curso de três dias sobre atendimento para as baixas no combate tático, técnicas de navegação, técnicas de embarque em navios e métodos de infiltração e extração. Ele foi encerrado com um Exercício de Treinamento em Campo (FTX) sob a forma de missão simulada, que continuou o intercâmbio de técnicas de treinamento e aperfeiçoamento mútuo do profissionalismo militar. Além disto, o FTX foi observado por membros do Departamento de Defesa e do Congresso uruguaios, que demonstraram a boa impressão que tiveram do nível do treinamento.
Os JCETs são realizados com frequência pelo SOCSOUTH em todo o Caribe, América Central e América do Sul, sob solicitação das nações parceiras, para aumentar as relações bilaterais e a interoperacionalidade através dos contatos entre os exércitos, e são uma ferramenta muito útil para o programa de Cooperação para Segurança na Área de Operações do comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.